domingo, 14 de dezembro de 2014

E OS TEMAS?

Atualidades, sempre! Vale lembrar os fatos importantes dos últimos meses que você já trabalhou durante a preparação para preparação para os vestibulares anteriores. (Preconceito, Rolezinho, justiça com as próprias mãos, crise hídrica, etc)

Literatura & Redação
Como você já sabe, é comum a UFSC lançar propostas com temáticas presentes nos ‘livrinhos’. 

Importante destacar:

(Agosto)
Autoritarismo
Corrupção
Violência urbana
Sistema penitenciário
Relações amorosas na contemporaneidade
Poder da imprensa

(O que é isso, companheiro?)
Ditadura
(deveria voltar? Ditaduraxdemocracia)
Abuso de autoridade, violência policial
Censura, repressão
Militância juvenil
Movimentos estudantis
Poder da imprensa

(O juiz de Paz na Roça)
Corrpução
Cidade x interior – diferenças culturais
Abuso de autoridade

(Melhores poemas)
Seca, crise hídrica
Processo de escrita (metalinguagem presente na obra, assim como no conto ‘O cônego e a metafísica do estilo – Várias Histórias)

(Relato de um certo oriente)
Proposta com o gênero relato
Diversidade cultural e religiosa
Imigração – Brasil, um país de etnias
Relações familiares
Memória

(Cronistas do descobrimento)
Produção de carta, relato
Diferenças culturais
Olhar do estrangeiro frente ao Brasil (como este ano, com a cobertura da Copa do Mundo)

(Várias histórias)
Proposta de produção de conto
Relações pessoais e sociais (relacionamento amoroso, vícios e virtudes, aparências, vaidade, futilidade, metalinguagem, etc.)
  
(O fantástico na Ilha de Santa Catarina)
Proposta de produção de conto
Diversidade cultural

Florianópolis ontem e hoje

REDAÇÃO: CORREÇÃO UFSC

À redação do candidato será atribuída uma pontuação na escala de 0 (zero) a 15, cuja nota mínima para aprovação é 4,5. Os aspectos avaliados Nessa prova, segundo o edital da COPERVE (2014), são agrupados em quatro blocos:

1. Adequação à proposta (0 a 3,75) – Quanto melhor contemplar o tema escolhido, maior será a pontuação.
2. Modalidade escrita na variedade padrão (0 a 3,75) – Deve demonstrar domínio das regras gramaticais, das normas ortográficas e dos recursos de pontuação para produzir um texto adequado à variedade padrão da língua portuguesa.
3. Coerência e coesão (0 a 3,75) – As partes do texto devem estar articuladas entre si e o todo, de maneira clara e coerente, distribuídas adequadamente em parágrafos. As ideias devem estar encadeadas com continuidade (com retomada de elementos no decorrer do texto, sem circularidade e redundâncias expressivas – em outras palavras: não pode ficar “enchendo linguiça”). A coerência e a coesão também deverão ficar demonstradas por meio do uso de conectivos e articuladores apropriados e pelo correto emprego dos tempos e modos verbais. As palavras, frases e parágrafos devem relacionar-se semanticamente, sem contradições.
4. Nível de informação e de argumentação (0 a 3,75). O candidato deve demonstrar estar informado em relação ao mundo que em vive, condizente com seu nível de escolaridade. Deve saber selecionar e organizar argumentos de forma consistente e, ainda, demonstrar espírito crítico, situando-se em um universo de referências concretas, sem apresentar noções generalizantes, indeterminadas e vagas, fazendo uso de recursos expressivos.

REDAÇÃO UFSC - OUTROS GÊNEROS!

O gêneros textuais agrupam-se de acordo com sua estrutura e finalidade. Há muito tempo a dissertação deixou de ser o único cobrado nos vestibulares, sobretudo nos exames da UFSC. Além da tradicional dissertação argumentativa, os alunos são provocados a escrever carta argumentativa, artigo de opinião, resenha, narração (conto ou crônica) ou notícia. Por meio desses gêneros, os candidatos devem demonstrar a capacidade de organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados e informações para elaborar argumentos sobre o tema.

Vale a pena relembrar:

Artigo de opinião
Trata-se de gênero similar à dissertação. Deve conter, também, introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, diferencia-se por possibilitar ao autor expor de forma mais livre seu modo de pensar e seu ponto de vista sobre uma questão controversa. Enquanto na dissertação, as marcas da subjetividade devem ser minimizadas, no artigo de opinião elas podem estar presentes de forma mais explícitas.
Principais características:
- destina-se a convencer o leitor por meio de uma argumentação sustentada sobre essa posição;
- em geral, o título já anuncia o seu ponto de vista;
- possui unidade temática;
- deve possuir progressão temática, buscando-se ampliar a reflexão e os exemplos.

Carta argumentativa
Trata-se de gênero similar à dissertação e também deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Não podem faltar:
-cabeçalho com nome da cidade e data. Ex: Florianópolis, 30 de junho de 2010;
- vocativo inicial, cuja escolha dependerá do leitor ao qual se destina ou da sua relação com ele. Ex.: Senhor Fulano, Excelentíssimo Senhor Presidente, Querido amigo, etc.
-interlocutor definido ao qual você deverá se dirigir frequentemente ao longo do texto.
- adaptação da linguagem à realidade do destinatário da carta e do grau de intimidade estabelecido entre vocês;
- expressão que introduz a assinatura do autor. Ex.: Atenciosamente, de um amigo, de um cidadão, de seu amor, etc.
- assinatura – crie um pseudônimo para o personagem criado na sua carta; caso você coloque o próprio nome, sua redação será anulada.

Fique ligado! Enquanto na dissertação você tem um interlocutor universal, na carta seu leitor é específico, por isso os argumentos devem ser escolhidos conforme a situação e dirigidos a ele.

Resenha
Aproxima-se do texto dissertativo. Apresenta informações selecionadas e sintetizadas sobre o objeto resenhado. Fala-se, normalmente de uma obra artística ou científica: livro, filme, espetáculo teatral, show, CD musical, etc.
Amplia-se com comentários e avaliações (positivos ou negativos) a respeito do mesmo tema, levando-se em conta o contexto e o público a que se dirige.

Narração
Esse tipo textual tem sido bem frequente nos principais vestibulares nacionais. Pode-se defini-lo como aquele no qual se relatam fatos, acontecimentos, verídicos ou não, os quais se desenrolam em determinado tempo e lugar, com a atuação de uma ou mais personagens.
Como no vestibular o limite para o texto é pequeno (30 linhas), o que não pode faltar?
- O examinador tem de “ver” a cena, imaginar com detalhes o cenário em que se passa a ação, enxergar o personagem e assistir a cada reação. Para isso, devem-se descrevê-los, procurando usar adjetivos que dêem forma, cor e tamanho aos seres ou objetos presentes na história.
- Embora não muito extensos, os diálogos devem estar presentes.
- Ao contar a história de um personagem, deve-se procurar questioná-lo e discutir seus valores, bem como demonstrar que o texto tem uma razão para ser escrito, com uma carga emocional ou ética que afete e envolva o leitor.
- Quanto à estrutura, a introdução deve apresentar os personagens, localizando-os no tempo e no espaço. O desenvolvimento da trama deve ser construído por meio das ações deles. Já a conclusão dar-se-á após o clímax, finalizando a história.

Crônica
Texto narrativo curto em que, geralmente, trata-se de problemas do cotidiano. Traz como personagens pessoas comuns, sem nomes ou com nomes genéricos; sem aprofundamento psicológico e apresentadas em traços rápidos. Organiza-se em torno de único núcleo e único conflito. Tem como objetivo envolver e emocionar o leitor.

Conto
Enquadra-se, também, como narrativa curta. Diferencia-se dos romances não apenas pelo tamanho, mas também pela estrutura: há poucas personagens, sem análise profunda; há acontecimentos breves, sem grandes complicações de enredo; há apenas um clímax, no qual a tensão da história atinge seu auge. No conto, tempo e espaço são elementos secundários, podendo até não aparecer de forma explícita. Além disso, os detalhes do próprios acontecimentos podem ser dispensáveis.

Relato
Narrativa em 1ª pessoa. Uso predominante de verbos no pretérito. Descrição de sensações, emoções.


Notícia
É o relato de uma série de fatos a partir do mais importante. Estruturado de forma lógica, caracteriza-se por contar um fato de forma simples, seca e objetiva. Seu primeiro parágrafo denomina-se “lide”. Nele estão sintetizados os dados principais: quem, onde e o quê. O como e o porquê podem aparecer no corpo da notícia. Sua linguagem jornalística deve buscar a imparcialidade e a objetividade sobre o fato relatado. Isso pode ser conseguido pelos seguintes artifícios: ausência de enunciados de opinião; uso de terceira pessoa; ausência de adjetivos que possam dar a impressão de subjetividade ou de interferência da opinião do redator. Emprego preferencial de verbos no modo indicativo.

http://www.ofpalavra.com.br/redacao-ufsc-generos-textuais-tema/

REDAÇÃO - UFSC - Dissertação

As formas dissertativas estão presentes em nosso dia a dia. São os discursos da publicidade, do jornalismo, da política, das aulas, dos conselhos dos amigos e das polêmicas sobre qual é o melhor time de futebol. Nesse tipo textual, os assuntos são apresentados, interpretados, discutidos e analisados por meio de exposições e argumentos. No que diz respeito à estrutura, a dissertação deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução
A introdução apresenta o assunto; é o ponto de partida e o pretexto para se começar a discussão. Num contexto de redação do vestibular, não se deve iniciar um texto em forma de resposta à pergunta feita na proposta. Também não se começa no meio do assunto, pressupondo que o leitor já saiba do que se trata; nem se empregam expressões próprias da linguagem oral, tais como: "bom", "bem", "veja bem".

Desenvolvimento
É a parte na qual você deve entrar na questão anunciada na introdução, por meio de argumentos logicamente encadeados, buscando aprofundar e esclarecer o assunto. Assim, quando a argumentação é bem feita, o texto torna-se consistente, produzindo a sensação de realidade e a impressão de verdade. São inúmeros os recursos linguísticos usados com a finalidade de convencer. Dentre eles podemos citar o argumento de autoridade; o argumento baseado no consenso, em provas concretas, no raciocínio lógico e com base na competência linguística.

Conclusão
Nesta parte é interessante retomar o ponto inicial da sua redação e deixar claro que o texto está chegando ao fim. Procure reunir, de forma concisa, os principais pontos do desenvolvimento. Nada de argumentos novos. Capriche e busque encantar o leitor. Estabeleça uma relação com o título, que, geralmente, surge quando você chega ao final.
Para costurar a conclusão, empregue expressões tais como: diante do que foi exposto; a partir dessas considerações; diante desse quadro; em vista disso; tudo o que foi dito; esse quadro; assim; isso significa; dessa forma, entre outras. Finalmente, não se esqueça de fazer uma boa revisão para garantir que as linhas da costura da trama textual estejam bem amarradas.

Conheça mais alguns termos que auxiliam o processo de costura textual. Eles são também conhecidos como operadores argumentativos:

Para indicar continuação: afora isso; ainda; além disso; desse modo; do mesmo modo; por outro lado.

Para se opor a uma tese: contudo; em compensação; entretanto; infelizmente; mas; no entanto.

Para indicar a passagem do tempo: atualmente, concomitantemente; enquanto isso; imediatamente; logo após; ocasionalmente; posteriormente.
Para indicar semelhança: conforme; de acordo com; igualmente; segundo.

Para esclarecer: assim; daí; de fato; em virtude de; naturalmente; por isso.
Para explicar: a saber; em outras palavras; então; ou seja; por exemplo; quer dizer.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/vestibular/noticia/2013/05/professora-cyntia-silva-da-dicas-para-construir-um-texto-dissertativo-4141087.html

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Fantástico na Ilha de Santa Catarina

Cascaes
<3
O Fantástico na Ilha de Santa Catarina

http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/o-fantstico-na-ilha-de-sc-42625280


O que é isso, companheiro?

Ainda não acabou!
Tem mais livrinho, moquridu!
;)
O que é isso, companheiro?

http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/o-que-42624675

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Melhores Poemas

O meu nome é Severino, 
como não tenho outro de pia. 
Como há muitos Severinos, 
que é santo de romaria, 
deram então de me chamar 
Severino de Maria 
como há muitos Severinos 
com mães chamadas Maria, 
fiquei sendo o da Maria 
do finado Zacarias. 

Segue reto toda vida e ixpia os poeminhas, istepô:


http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/melhores-poemas

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Relato de um certo oriente

Ei, tax aí ainda?
Então, moquiridu, vem vê mais um livrinho, vem!
http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/literatura-relato-deumcertoorienteanalise

Agosto


Opa, livrinho dos bons. Dois enredos: um histórico - os últimos dias de Getúlio - e outro ficcional.
Como tu não é boca mole, já estudasse história e sabes tudo sobre o Vargas, claro.
Quer conhcer o comissário Mattos? Ixpia o material então!
Beijo.

http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/agosto-fico

Várias histórias

'Machadão' pra ti que não é boca mole!
Cosalinda!
;)
[Várias histórias]
http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/vrias-histrias

O Juiz de Paz na Roça

'Ô istepô', tem mais livro pra ti, 'quiridu':
O Juiz de Paz na Roça

http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/o-juiz-de-paz



Cronistas do descobrimento

Queridezas,

a pequena vai colocar aqui pro'cês um materialzinho sobre os livros, como havia prometido.
Para abrir 'os trabalhos', segue "Cronistas do descobrimento'
Ixpia, ixpia!

;)

http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/cronistas-do-descobrimento-42524396


#Partiu #UFSC

http://pt.slideshare.net/ProfaJosi/aulo-ufsc-2014-lp-josi

Olá, 'Moxquiridus'!

Para ajudar nesta reta final, criei este espaço para compartilhar com vocês algumas informações, sugestões, dicas e devaneios deste pequeno ser.
Espero ajudá-los!
;)

P.S. Para começar a 'brincadeira', segue o material do último aulão de revisão UFSC